Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

Réception de demandes- Atualização 27/03/2013






Pessoal,

Hoje foi atualizado no site do governo, a lista de novas ( ou antigas) profissões. Não posso dizer que mudaram, porque não comparei...

À la suite d'une décision du gouvernement publiée à la Gazette officielle du Québec le 27 mars 2013, le ministère de l'Immigration et des Communautés culturelles reconduit ses règles relatives à la réception des demandes selon la catégorie d'immigration.

Règles de réception selon la catégorie d’immigration


Sous-catégorie d’immigration
Gens d’affaires
  • Investisseurs
Aucune nouvelle demande acceptée
jusqu’au 31 juillet 2013
  • Travailleurs autonomes
    et entrepreneurs
Aucune nouvelle demande acceptée
jusqu’au 31 juillet 2013


Travailleurs qualifiés


Voir plus bas pour savoir si vous pouvez présenter
une demande dans la catégorie Travailleurs qualifiés
jusqu’au 31 juillet 2013
 
 
Para verificar a lista das profissões atulizadas até julho de 2013, acessar:
 
 
Bonne Chance!!!
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Voltamos a ativa! E com o CSQ!


Salut pessoal!

Pensamos muito antes de voltar a ativa com este blog que antes por motivos de muita chateação e demora no processo, particularmente eu a esposa, fiquei muito, mas muito chateada..

Mas depois de ter obtido ajuda em muitos e muitos Blog´s de colegas, inclusive que serviram de base para meu TCC no MBA, resolvemos voltar a ativa.

Recebemos nossa convocação em 28/01 e portanto, a entrevista para dia 11/03/2013.
Exatos 16 meses após envio de documentação....

Para nossa surpresa, a entrevistadora foi a Diretora de Imigração do Bureau do Québec.. Segue nosso relato:

Fizemos nossa entrevista ontem, 11/03 ás 14:30 h. Chegamos com 01 hora de antecedência, vai que acontecia  de chamarem antes..
A senhora veio na Recepção e nos chamou no caso a RP sou eu ( esposa) e fomos até a sala. Ela não se apresentou de imediato, ao sentarmos na sala, ela já foi logo perguntando porque eu havia recebido o CSQ anterior ( 2007) e não havia dado continuidade...Então expliquei e dai ela começou a entrevista.. pediu os passaportes e a certidão de casamento.Depois pediu meu Diploma de Graduação ( Turismo) e em seguida perguntou sobre o MBA em andamento em Negócios Internacionais. Perguntou sobre a mudança de área e porque, respondei que gostava de novos desafios, já que minha experiência atual é comex. Levem o histórico escolar, ele pediu nos meus dois cursos. Em seguida, ela pediu a declaração do meu trabalho atual + carteira de trabalho... depois pediu a declaração do emprego anterior...em seguida ela direcionou as perguntas ao meu marido, perguntou se ele falava francês, pediu que falasse sobre sua rotina de trabalho. Ele explicou e em seguida ela perguntou porque ele queria imigrar...acho que por causa do nervosismo ele travou e tentei ajudá-lo, ela me deu uma " patada" e disse, " eu estou falando com ele"...rs dai fiquei bem quietinha...
Em seguida ela veio e começou a conversar em inglês comigo sobre a minha preferência de falar em inglês ou francês; pediu para descrever a minha atividade de trabalho em inglês, perguntou onde aprendi inglês...em seguida voltou para o francês..
Ai, eu pedi desculpas e pedi para saber o nome dela ( eu não me lembrava se ela tinha tido)... Dai ela pediu desculpas e disse: "ah eu sou Danielle, Diretoria de Imigração do Canadá...", putzzz me lasquei... dai perguntou se eu tinha levado o contrato de capacidade financeira atualizado, eu falei que não pois nos documentos da entrevista enviados não havia esta solicitação.. rs ela disse que claro, não precisava ...ela começou a dizer que imigrar não era fácil , que tínhamos que continuar estudando e ela e iria fazer as contas para ver se passávamos.. tensão....imprimiu a grille de sélection e começou a fazer comentários, de que era não fácil e tal se eu conhecia alguém que tinha imigrado e eu falei que sabia...e daí começamos a achar que não seríamos aprovados..ela deixa você
 pensar que não vai...dai eu não via a maquininha funcionar... e em seguida depois de " somar" os pontos, a impressora começou a funcionar...! Aí foi que ela falou que diante de nossas pesquisas e perfil iríamos agregar bastante a sociedade Quebequense, bem vindos ao Québec e em seguida deu as instruções sobre o federal e pediu que confirmássemos todos do dados do CSQ...
Riu, ( somente agora) perguntou quando voltaríamos a Curitiba, se tínhamos feito boa viagem... e ufa! Saímos com o CSQ em mãos! Ela disse que provavelmente eu não iria ter direito a francisação, pois meu francês já é avançado( queria fazer)!

Comentários e Observações de nossa entrevista: Eu achei ela bem exigente que o Leblanc pelos comentários dos colegas.. ela pega pesado nos conhecimentos de francês... achei o sotaque dela bem tranquilo de entender, não achei dificuldades. Ela só te dá o feedback no final e diferentemente do Leblanc nem sequer pediu o CV.
Dou um conselho, sejam firmes e confiantes, isso percebe-se que ela tenta intimidar! Se vocês estão com todos os documentos, francês na ponta da língua, força na peruca e dá certo! Ela tenta achar brechas ( como todos eles)!
Mas enfim, saímos de lá exausto e nossa entrevista durou ( segundo meu marido) exatamente, 54 min. O interessante é que ela classificou minha profissão não como Turismólogo, que era a minha graduação e sim com diploma ( do curso em finalização levei meu TCC inclusive) na área de Comex.

É isso boa sorte aos demais!


Depois disso, recebi o convite para fazer o SIEL em começo de abril/2013.. este será o próximo post!