Pesquisar este blog

sábado, 8 de agosto de 2015

Francisation ( Nossa experiência!)

Ola Pessoal!
Bom, hoje vamos falar da nossa experiencia com a Francisation aqui no Québec. 

Sabemos que existe a opção de fazer online ainda no Brasil depois que se adquire  o CSQ , ( Certificado de Seleção do Québec) , e um de nos ate fez , mas sinceramente na minha opinião não recomendo muito, pois , por conclusão minha, isso pode influenciar na decisão do governo na hora de liberar a Francisation ja estando aqui no Québec.   Pois bem. 

Chegamos em Ville de Québec dia 02 de marco e a próxima sessão seria da Primavera, que começaria em final de abril. Logo, pegamos o endereço e fomos pessoalmente no MIDI ( Ministério de Imigração) e fomos nos cadastrar. Ao chegarmos ao local, a recepcionista nos informou que o processo havia mudado e teria que ser feito tudo online. Devido ao prazo curto, achamos que não conseguiríamos para sessão da Primavera ( sim as coisas aqui são mais lentas, porem funcionam). E estamos nos referindo ao curso de Temps Plein, ou seja o curso que dura o dia inteiro , no qual você recebe a bolsa do governo.

Então , o processo funciona da seguinte forma:

1- Acesse : www.francaisauquebec.gouv.qc.ca ;
2- Acesse   a opção: Faire une nouvelle demande ( Fazer uma nova solicitação);
3- Crie Login e senha;
4- Responda aos questionários solicitados.

Lembrando que esta é uma demanda individual e deve ser feita para cada membro adulto.

Entretanto, a sua solicitação ainda não esta terminada. Você vai receber, na mesma hora, lista de documentos a serem enviados para Montreal para que eles possam iniciar o tratamento do  processo. Normalmente é a copia da Residencia Permanente e Copia do passaporte.

Dica: Se for casal, enviem em envelopes separados, pois é mais certo de não dar problemas e voltar, sim conheço pessoas que os dois foram juntos e devolveram o segundo e só fizeram um. 
Dica: Envie o mais rápido possível e de preferencia com envio mais rápido que puder.

Em seguida , vão te colocar em uma lista de espera e uns 15 dias antes da entrevista, avisam o local a no qual a mesma vai feita via Skype ( este ano foi no Centro Multietnique).

Recebemos então a carta para fazermos a entrevista. Meu marido fez a entrevista e a agente pediu que ele fizesse uma redação a ser enviada via fax. Falou que ele era admissível e que aguardasse ser chamado. Gracas a Deus, 1 dia depois da aula ter começado, houve uma desistência e ele conseguiu entrar na sessão de abril. Ufa!

Bom,  no meu caso, fui dispensada. Sim como assim....... Na hora da entrevista , a agente nem me pediu avaliação por escrito,  disse que meu nível estava acima e que portanto eu não era elegível.... fiquei feliz mas ao menos tempo triste. Falou que se eu aplicasse naquela data para teste de cidadania, já passava. Então, recebi a carta, pelo cadastro que fizemos online:


Mesmo assim, eu sabia que tinha que estudar um pouco mais antes de ir ao mercado de trabalho. 
Ao conversar com um grupo de brasileiros, me indicaram a escola Louis Jolliet ( www.centrelouisjolliet.qc.ca). Na escola, paguei 40 CAD para estudar de 13 de abril a 26 de junho, todos os dias, sendo que nos dia de segunda e quarta, ate 16 h. O emploi Québec da uma ajuda pra quem esta matriculado neste curso ( tem que ir ao Emploi Quebec fazer a solicitação), mas nem se compara a ajuda do MIDI. 

Depois, descobri que existem cursos especializados também ofertados pelo MIDI para quem tem nível 7 em nível de francês:

1- Administração, direito e negócios ( Montreal e Ville de Quebec)
2-Saúde;( Montreal)
3-Engenharia e ciências aplicadas; ( Montreal)
4-Enfermeiros, ( Montreal).

Como fui liberada da francisation, somente a carta la em cima não era suficiente. Tive que fazer uma redação pra comprovar que tinha nível 7 e poder começar  o curso. Passei e fiz o curso de 15 de abril ate 18 de junho.  Evolui mais um nível, sai com nível 8.

As datas e sessões dos cursos especializados estão disponíveis no site do MIDI.

Existe também a modalidade de Francisation , chamada, temps partiel ( Meio período de 09 ao 12 h), mas não conseguiram fechar turma para a primavera.

O MIDI tem sua escala de avaliação de francês, sendo:

1 ao 4 - Considerado iniciante;
5 ao 8 - Considerado Intermediário;
9 ao 12 - Considerado avançado.

Quem quiser o PDF ( em francês) com detalhes dos níveis de avaliação de francês  do MIDI, é só deixar comentário com e-mail que envio.

Espero ajudar alguém para que possa retribuir o que ja me ajudaram!

Ate a Próxima!