Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Projeto Imigração Entrevista – Valores da Sociedade Quebequense e Profissionais do Turismo

Salut!

Conforme eu havia dito antes, no Post desta semana iremos falar um pouco sobre os valores da Sociedade Quebequense e principalmente do Profissional de Turismo.Vamos dar apenas uma relembrada nos  valores da Sociedade Quebequense, estas devem estar bem claras afinal, assinamos  um formulário, no momento de enviar nosso dossier.

Uma sociedade livre e democrática;

No Québec: falar francês uma necessidade;

Québec , uma sociedade plural;

Uma sociedade baseada no direito de seus cidadãos;

Uma sociedade com respeito as diferenças

Homens e mulheres com direitos iguais.

Todos estes tópicos podem ser lidos em maiores detalhes:

Aos que já estudaram administração, áreas de recursos humanos enfim, a todos aqueles que já passaram por treinamentos em empresas, já ouviram falar de várias questões que torna o profissional cada vez melhor e bem mais atualizado. Uma delas muito conhecida, é o famoso CHA. Eu , Mariana, particularmente, gosto muito deste conceito. Mas hoje , gostaria de dividir com vocês um pequeno manual explicativo que se chama: “ Compétences essentielles en mileu de travail Canadien –Comment faire bonne impression sur les responsables des entrevues et les employeurs du secteur du tourisme."

Neste pequeno manual, existem informações importantes, não só para uma adequação ao mercado de trabalho, mas também sobre questões culturais que ,são fundamentais, em seu seu processo de inclusão e adaptação a esta nova cultura que nos preparamos a viver.Em diversos setores, não só o de Turismo, temos que estar preparados para adaptações culturais. Porém, no ramo do Turismo, este fator é muito mais determinante. A comunicação é fundamental; a exigência e fluência do idioma, são mais exigidos, pois trabalhar com público exige um alto conhecimento lingüístico e cultural. Não quero dizer aqui que as demais profissões não precisem tanto do idioma. É claro que sim! Mas expor opiniões, conceitos, trabalhar com público diretamente irá exigir isto do Turismólogo, e não somente no francês. No inglês, no alemão, no espanhol que por sinal, é considerado um diferencial no Turismo em Ville de Québec. Neste manual, não se trata  de certificações, formações etc. E sim de Habilidades e competências que podem ser desenvolvidas ou aperfeiçoadas, baseada na Cultura local. Por exemplo:

Atitude positiva:No Canadá, um sorriso, um tom de voz de forma alegre,demonstra atitudes de forma positiva e de controle da situação.

Espaço pessoal: A idéia de espaço pessoal é literalmente medida. Neste manual informa que este espaço precisa ser respeito, tanto com colegas de trabalho, quanto clientes e se dá com um espaço de dois pés ou 60 cm. Condições estas que, cabem ao empregador tornar conhecidas aos seus empregados.

Confiança em si mesmo;

Iniciativa;

Capacidade de fornecer suas opiniões;

Atitudes Sociais:Os “ Néo- Canadiens, são incentivados a explorar e principalmente preservar a cultura, e principalmente bens materiais e bens imateriais. Dar continuidade a valores, a história do seu lugar, repassando aos visitantes o valor artístico , cultural e histórico de seu lugar. Isto vale para todas as profissões que você possa trabalhar no segmento turístico: Hotéis ( desde funcionários de base a gerência), agências de viagens,Guias turísticos, agentes de desenvolvimento turístico, etc.

Dentre tantas outras , que estão em detalhes e podem ser acessadas:


Ser profissional na área do Turismo, é muito mais do que ter Habilidades, conhecimentos técnicos e competências. É ter  dentro de você e tornar como sua a cultura, a história e preservar o patrimônio de sua cidade. Como boa Pernambucana e amante de culturas, vendo Curitiba hoje aos meus amigos que vêm nos visitar, como se tivesse nascido aqui. Como se fosse meu, com amor. E isso é o diferencial nesta área. Em imagens, achei o que eu quero dizer neste vídeo de Québec:

Sobre mais detalhes do Profissonal do Turismo, demais guias, reconhecimento de diplomas etc. Falaremos no outro Post, onde incluiremos o “ Guia de procura de emprego”.

Reconhecimento de diploma é sim fundamental, mas não adianta tê-lo e esquecer de outros aspectos fundamentais..E para finalizar, achei este vídeo, simples, mais muito interessante sobre “La maîtrise des compétences essentielles pour aller plus loin”.

Bonne Chance à nous!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário