Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

Le Sirop d'Érable!

Quando se ouve falar em Canadá, logo lembra-se frio, país Bilíngüe e qualidade de vida. Basta dar mais uma olhadinha e já se chega ao Sirop d’Érable. Trata-se de um “Xarope” que é produzido nas florestas do Nordeste da América do Norte, principalmente no Québec, mas também produzido em Ontário.Feito da Seiva bruta, retirado em princípio da Primavera, após ebulição.

Produzido em larga escala pelo Canadá – Cerca de 78% da produção Mundial, sendo que 74% desta produção é em Québec. O clima característico desta região, após o inverno e início da Primavera são ideais para a produção do Sirop d´Erable.



Muito mais do que uma “ guloseima” , este “souvenir” gastronômico faz parte do contexto histórico e cultural do Canadá. O costume de colher  “ L’eau d’érable  “ vem dos Nativos Americanos que já apreciavam seu conteúdo energético e nutritivo.
 No período de Fevereiro a abril, são comuns as “ Cabanes à sucre” ou “ Sucrerie” casas próximas as árvores para extração da matéria-prima.






Para localizar a " Cabane à Sucre " mais próxima, vejam o site:
http://cabaneasucre.org/

Classificações:

Existem dois tipos de classificações:
A Classificação do Governo Federal do Canadá e dos Provinciais. Os produtos podem optar por qualquer uma das regulamentações em sua  produção. Escolhemos a classificação Provincial, de Québec que se divide em duas categorias  e cinco classes de cor do Sirop d’Érable:




Inovando o Sirop d’Érable:



Mas, como todo e qualquer produto que já está no mercado, existe a necessidade de inovação. Possibilidades de novos produtos e receitas é o que não faltam!


                                                    Biscoito feito com Sirop d'Érable


                                                    Combinação com Chocolate


                                                 Granola em Sirop!!
                                                   E a cerveja não poderia faltar!!!


                                              
Para maiores informações e compras:


http://www.siropderable.ca













































                                                    







Nenhum comentário:

Postar um comentário