Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2013

Voltamos a ativa! E com o CSQ!


Salut pessoal!

Pensamos muito antes de voltar a ativa com este blog que antes por motivos de muita chateação e demora no processo, particularmente eu a esposa, fiquei muito, mas muito chateada..

Mas depois de ter obtido ajuda em muitos e muitos Blog´s de colegas, inclusive que serviram de base para meu TCC no MBA, resolvemos voltar a ativa.

Recebemos nossa convocação em 28/01 e portanto, a entrevista para dia 11/03/2013.
Exatos 16 meses após envio de documentação....

Para nossa surpresa, a entrevistadora foi a Diretora de Imigração do Bureau do Québec.. Segue nosso relato:

Fizemos nossa entrevista ontem, 11/03 ás 14:30 h. Chegamos com 01 hora de antecedência, vai que acontecia  de chamarem antes..
A senhora veio na Recepção e nos chamou no caso a RP sou eu ( esposa) e fomos até a sala. Ela não se apresentou de imediato, ao sentarmos na sala, ela já foi logo perguntando porque eu havia recebido o CSQ anterior ( 2007) e não havia dado continuidade...Então expliquei e dai ela começou a entrevista.. pediu os passaportes e a certidão de casamento.Depois pediu meu Diploma de Graduação ( Turismo) e em seguida perguntou sobre o MBA em andamento em Negócios Internacionais. Perguntou sobre a mudança de área e porque, respondei que gostava de novos desafios, já que minha experiência atual é comex. Levem o histórico escolar, ele pediu nos meus dois cursos. Em seguida, ela pediu a declaração do meu trabalho atual + carteira de trabalho... depois pediu a declaração do emprego anterior...em seguida ela direcionou as perguntas ao meu marido, perguntou se ele falava francês, pediu que falasse sobre sua rotina de trabalho. Ele explicou e em seguida ela perguntou porque ele queria imigrar...acho que por causa do nervosismo ele travou e tentei ajudá-lo, ela me deu uma " patada" e disse, " eu estou falando com ele"...rs dai fiquei bem quietinha...
Em seguida ela veio e começou a conversar em inglês comigo sobre a minha preferência de falar em inglês ou francês; pediu para descrever a minha atividade de trabalho em inglês, perguntou onde aprendi inglês...em seguida voltou para o francês..
Ai, eu pedi desculpas e pedi para saber o nome dela ( eu não me lembrava se ela tinha tido)... Dai ela pediu desculpas e disse: "ah eu sou Danielle, Diretoria de Imigração do Canadá...", putzzz me lasquei... dai perguntou se eu tinha levado o contrato de capacidade financeira atualizado, eu falei que não pois nos documentos da entrevista enviados não havia esta solicitação.. rs ela disse que claro, não precisava ...ela começou a dizer que imigrar não era fácil , que tínhamos que continuar estudando e ela e iria fazer as contas para ver se passávamos.. tensão....imprimiu a grille de sélection e começou a fazer comentários, de que era não fácil e tal se eu conhecia alguém que tinha imigrado e eu falei que sabia...e daí começamos a achar que não seríamos aprovados..ela deixa você
 pensar que não vai...dai eu não via a maquininha funcionar... e em seguida depois de " somar" os pontos, a impressora começou a funcionar...! Aí foi que ela falou que diante de nossas pesquisas e perfil iríamos agregar bastante a sociedade Quebequense, bem vindos ao Québec e em seguida deu as instruções sobre o federal e pediu que confirmássemos todos do dados do CSQ...
Riu, ( somente agora) perguntou quando voltaríamos a Curitiba, se tínhamos feito boa viagem... e ufa! Saímos com o CSQ em mãos! Ela disse que provavelmente eu não iria ter direito a francisação, pois meu francês já é avançado( queria fazer)!

Comentários e Observações de nossa entrevista: Eu achei ela bem exigente que o Leblanc pelos comentários dos colegas.. ela pega pesado nos conhecimentos de francês... achei o sotaque dela bem tranquilo de entender, não achei dificuldades. Ela só te dá o feedback no final e diferentemente do Leblanc nem sequer pediu o CV.
Dou um conselho, sejam firmes e confiantes, isso percebe-se que ela tenta intimidar! Se vocês estão com todos os documentos, francês na ponta da língua, força na peruca e dá certo! Ela tenta achar brechas ( como todos eles)!
Mas enfim, saímos de lá exausto e nossa entrevista durou ( segundo meu marido) exatamente, 54 min. O interessante é que ela classificou minha profissão não como Turismólogo, que era a minha graduação e sim com diploma ( do curso em finalização levei meu TCC inclusive) na área de Comex.

É isso boa sorte aos demais!


Depois disso, recebi o convite para fazer o SIEL em começo de abril/2013.. este será o próximo post!

12 comentários:

  1. Mari, Sua Linda!
    Que bom!!! Você voltou ao mundo virtual!!!
    Fiquei muito feliz. Torci muito pro seu processo fluir logo. Foi muito sofrido, né?!
    Mas agora passinho à frente e foco no Federal. Se precisar de alguma coisa é só gritar.

    Abração e Parabéns!!

    Nilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilian!
      Você é parceira mesmo! Não sei se já te disse, mas sinto tua energia positiva a kilometros! É por causa disso que me fez voltar! Muito obrigada e precisando eu te digo!!!!!

      Excluir
  2. Que maravilha! Enfim um andamento no processo de vocês! 16 meses não é MESMO brincadeira!

    Estou nos 9, e já começo a me acostumar com essa ideia da demora...

    É interessante essa diferença entre os entrevistadores, mas realmente não sei o que pensar de cada um. Alguns mais tranquilos, "tocam o barco" sem tensão, nesse caso da diretora, o barco já não segue tão sem tensões assim. rs.. O importante é que todos estão saindo com seus CSQs em mãos, e ponto!

    Parabéns casal por esta conquista, e torço para um federal mais brando!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Filipe!
      Obrigada pelos comentários! Força, vai dar tudo certo!

      Excluir
  3. Aeeee!!
    Ucrambuco de volta! E com CSQ! Parabéns!
    Estávamos na torcida! Muito bom tê-los de volta!
    Agora é rumo ao Federal!
    Já adicionei vocês de volta no Galera do Processo, viu?
    Abraços,
    Alfredo e Taís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aêeee! Taís, obrigada pelo força e por readicionar na galera do processo! bjao!

      Excluir
  4. Oi Mari

    Bom, eu já sabia da novidade pela CBQ, que maravilha hein!?
    Confesso que fiquei uma pilha depois de ler alguns dos primeiros realtos e entrei num jejum de CBQ rsrsrs

    Nossa entrevista foi no dia 18/03, graças a Deus tudo certo,

    Um grande beijo e rumo ao federal

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! mas que bom que deu certo tb! agora vamos a longa espera do federal!

      Excluir
  5. Olá !! estou com uma dúvida, o seu curso de MBA tem mais de 450 horas ? pois me disseram que eles só levam em conta os cursos de especialização com mais de 450 horas... eu fiz um curso de MBA em Negócios internacionais com 400 horas e sou formada em Negócios Internacionais ( 2 anos ). Trabalho na area há mais de 12 anos com carteita assinada como assistente de exportação, importação, assistente comercial na area de comercio exterior. Estou apreensiva, mandei os meus docs em novembro de 2011 e acho q serei chamada agora em setembro para fazer a entrevista.

    Minha dúvida:

    Eles consideram o curso de MBA com menos de 450 horas?
    Para Tecnólogo em Negócios Internacionais( 2 anos ), eles classificam esse curso como o que , Gestion de commerces (DEC - 3 ans) ? ou como Techniques de la logistique du transport (DEC - 3 ans) ? ou algum outro curso ?

    Obrigada pela atenção !!

    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea tudo bem???Olha só , esse processo é cheio de surpresas,portanto,possa ser que teclassifiquem atécomo Commis Administrative ,com CNP 1441.Pelo que pesquisei,com relação coNCP na área de comex não tem nada específico; mas acho que eles devem classificar sua profissão, mais baseado na sua experiência,e possa ser como Techniques de la logistique du Transport...quanto a classificação da sua profissão,isso sairá no seu CSQ e no fundo acho que,como já está a espera da entrevista,preocupe-se mais em estudar francês....bastante! quanto mais melhor ecom vocabulário focado na sua área! Foque no frances porque dai vc terá embasamento para conversar e trocar idéias com o entrevistador!Boa sorte!

      Excluir