Pesquisar este blog

sábado, 8 de agosto de 2015

Francisation ( Nossa experiência!)

Ola Pessoal!
Bom, hoje vamos falar da nossa experiencia com a Francisation aqui no Québec. 

Sabemos que existe a opção de fazer online ainda no Brasil depois que se adquire  o CSQ , ( Certificado de Seleção do Québec) , e um de nos ate fez , mas sinceramente na minha opinião não recomendo muito, pois , por conclusão minha, isso pode influenciar na decisão do governo na hora de liberar a Francisation ja estando aqui no Québec.   Pois bem. 

Chegamos em Ville de Québec dia 02 de marco e a próxima sessão seria da Primavera, que começaria em final de abril. Logo, pegamos o endereço e fomos pessoalmente no MIDI ( Ministério de Imigração) e fomos nos cadastrar. Ao chegarmos ao local, a recepcionista nos informou que o processo havia mudado e teria que ser feito tudo online. Devido ao prazo curto, achamos que não conseguiríamos para sessão da Primavera ( sim as coisas aqui são mais lentas, porem funcionam). E estamos nos referindo ao curso de Temps Plein, ou seja o curso que dura o dia inteiro , no qual você recebe a bolsa do governo.

Então , o processo funciona da seguinte forma:

1- Acesse : www.francaisauquebec.gouv.qc.ca ;
2- Acesse   a opção: Faire une nouvelle demande ( Fazer uma nova solicitação);
3- Crie Login e senha;
4- Responda aos questionários solicitados.

Lembrando que esta é uma demanda individual e deve ser feita para cada membro adulto.

Entretanto, a sua solicitação ainda não esta terminada. Você vai receber, na mesma hora, lista de documentos a serem enviados para Montreal para que eles possam iniciar o tratamento do  processo. Normalmente é a copia da Residencia Permanente e Copia do passaporte.

Dica: Se for casal, enviem em envelopes separados, pois é mais certo de não dar problemas e voltar, sim conheço pessoas que os dois foram juntos e devolveram o segundo e só fizeram um. 
Dica: Envie o mais rápido possível e de preferencia com envio mais rápido que puder.

Em seguida , vão te colocar em uma lista de espera e uns 15 dias antes da entrevista, avisam o local a no qual a mesma vai feita via Skype ( este ano foi no Centro Multietnique).

Recebemos então a carta para fazermos a entrevista. Meu marido fez a entrevista e a agente pediu que ele fizesse uma redação a ser enviada via fax. Falou que ele era admissível e que aguardasse ser chamado. Gracas a Deus, 1 dia depois da aula ter começado, houve uma desistência e ele conseguiu entrar na sessão de abril. Ufa!

Bom,  no meu caso, fui dispensada. Sim como assim....... Na hora da entrevista , a agente nem me pediu avaliação por escrito,  disse que meu nível estava acima e que portanto eu não era elegível.... fiquei feliz mas ao menos tempo triste. Falou que se eu aplicasse naquela data para teste de cidadania, já passava. Então, recebi a carta, pelo cadastro que fizemos online:


Mesmo assim, eu sabia que tinha que estudar um pouco mais antes de ir ao mercado de trabalho. 
Ao conversar com um grupo de brasileiros, me indicaram a escola Louis Jolliet ( www.centrelouisjolliet.qc.ca). Na escola, paguei 40 CAD para estudar de 13 de abril a 26 de junho, todos os dias, sendo que nos dia de segunda e quarta, ate 16 h. O emploi Québec da uma ajuda pra quem esta matriculado neste curso ( tem que ir ao Emploi Quebec fazer a solicitação), mas nem se compara a ajuda do MIDI. 

Depois, descobri que existem cursos especializados também ofertados pelo MIDI para quem tem nível 7 em nível de francês:

1- Administração, direito e negócios ( Montreal e Ville de Quebec)
2-Saúde;( Montreal)
3-Engenharia e ciências aplicadas; ( Montreal)
4-Enfermeiros, ( Montreal).

Como fui liberada da francisation, somente a carta la em cima não era suficiente. Tive que fazer uma redação pra comprovar que tinha nível 7 e poder começar  o curso. Passei e fiz o curso de 15 de abril ate 18 de junho.  Evolui mais um nível, sai com nível 8.

As datas e sessões dos cursos especializados estão disponíveis no site do MIDI.

Existe também a modalidade de Francisation , chamada, temps partiel ( Meio período de 09 ao 12 h), mas não conseguiram fechar turma para a primavera.

O MIDI tem sua escala de avaliação de francês, sendo:

1 ao 4 - Considerado iniciante;
5 ao 8 - Considerado Intermediário;
9 ao 12 - Considerado avançado.

Quem quiser o PDF ( em francês) com detalhes dos níveis de avaliação de francês  do MIDI, é só deixar comentário com e-mail que envio.

Espero ajudar alguém para que possa retribuir o que ja me ajudaram!

Ate a Próxima!




16 comentários:

  1. Olá! Obrigada pelo post, ajudou a esclarecer muita coisa! Já tenho o CSQ, mas só pretendo ir pro canadá daqui 1 ano e meio, meu plano é fazer aliança francesa aqui (a partir do nível B1, quase B2) e conseguir o reembolso de até 1500 dólares ao chegar no Quebec. Talvez eu faça essa francisação online porque acho que não vão me conceder a presencial quando eu chegar no canadá pois já estarei com um nível muito avançado. Você sabe se a francisação online também faz avaliação do nível pra autorizar ou não? Poderias enviar o o PDF com detalhes dos níveis de avaliação de francês do MIDI? Meu e-mail é renata.semente@gmail.com .. E onde tem informações sobre a ajuda do emploi quebec para estudar na escola Louis Jolliet ? Apesar de eu ter um nível bom, adoraria fazer um curso lá em Montreal voltado pra engenharia ou TI (minha área) para me preparar melhor para o mercado de trabalho. Obrigada, guria, e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  2. Ola Renata que bom que ajudou! O arquivo ja enviei, e quanto ao emploi Quéebec voce precisa estar aqui e matriculada pra ter acesso as informacoes. Acredito que voce possa ser dispensada da francisation. Je te souhaite bonne chance dans tes dérmaches!

    ResponderExcluir
  3. Interrante.... quando cheguei fui dispendada mas nao tinham esta opcao ainda.
    Aproveita a chance.....

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigado pelo Post, ajudou bastante. Pode me enviar esse PDF? lipecrz@gmail.com. Estamos inbdo em Janeiro e o nivel de Frances da minha esposa é bem baixo. Estou indo pela missão de recrutamento Virtual, já com emprego, para a Ville de Sainte Marie. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Ola! Otimo post! Poderia por favor me enviar o arquivo? fciccotti@gmail.com
    Obrigada,
    Fabiana

    ResponderExcluir
  6. Ola! Otimo post! Poderia por favor me enviar o arquivo? fciccotti@gmail.com
    Obrigada,
    Fabiana

    ResponderExcluir
  7. Salut. Bonsoir.Je suis enfermeira e pretendo passar 30 dias em Québec para melhorar MEU nivel de Frances. Na escola Louis Juillet existe cursos para periodos de 1 mes? Ficarei grata pela resposta. Dieu bénisse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili Torre,os cursos que informei acima sao para residente permanente e acho que nessa escola nao tem.Mas tenta no Phoenix uma outra escola em Ville de Québec!

      Excluir
  8. Olá, estava me inscrevendo aqui na francização online e vi seu blog. Por que achas que pode influenciar na aceitação para a francização presencial? Valeu! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Acho que influencuia , pois primeiro vc vai melhorar na fluencia do idiomna, os critérios daqui em termos de proeficiencia do idioma quanto a francisacao sao diferentes do nossos, segundo, fica registrado que vc fez uma francisacao online, logo vc teve acesso a uma francisacao, mas essa é so minha opiniao!

      Excluir