Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Certificações Internacionais Parte I - Inglês

Os Processos mudaram e com eles também precisamos mudar. Porém, ao ler e trocar informações com colegas dos cursos, blogs e comunidades, me chamou a atenção sobre a importância da certificação internacional. Além dos critérios de seleção para a Etapa provincial, já havia pensando em " update" a minha certificação de francês e buscar uma no inglês.
Sendo assim, fiz algumas pesquisas. Ressalto que são a título de Certificação Internacional, com diplomas que são reconhecidos no Canadá. Lembre-se que para certificar-se sobre os diplomas válidos para a Etapa Provincial, acessar:http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/dcs-trabalhadores/lista-documentos.html#note

Certificação  - Inglês.
Existem algumas certificações no Inglês, porém irei destacar os 3 maiores que são de grande abrangência e reconhecimento:

1- TOEFL (Test of English as a Foreign Language)- Diploma americano , que tem como principal foco avaliar a capacidade linguística de quem pretende ingressar nas universidades do Canadá e Estados Unidos.
http://www.ets.org/toefl

Modelo de provas: http://www.english-test.net/forum/ftopic12023.html.

2- TOEIC (Test of English for International Communication), Diploma americano, voltado mais para testar e mensurar o vocabulário e expressões no mercado de trabalho.
Como busco hoje, uma certificação voltado ao Mercado de Trabalho, até o final deste ano, quando concluir o último módulo do curso, irei prestar para analisar meu desempenho. Não existe reprovação neste teste, sendo sua pontuação máxima de 990 pontos,  cujos níveis de proeficiência são informados  conforme pontuação na tabela abaixo:

Section 01 – Listening Comprehension: a “nota” vai de 5 a 495 pontos.
Section 02 – Reading Comprehension: a “nota” vai de 5 a 495 pontos.


A pontuação geral, portanto, será de 10 pontos (pontuação mínima) a 990 (pontuação máxima)
A interpretação desta pontuação pode ser a seguinte (tomada apenas como exemplo):

Pontuação:870-990
 Nível : Proficiente
Profissionais que podem representar, sem a necessidade de um intérprete, suas empresas. Neste nível o profissional demonstra ter conhecimento o suficiente para negociar acordos e contratos com falantes nativos da língua inglesa. Ocupam cargos de Presidência e Alta Diretoria das Empresas.
Pontuação: 700-860
Nível: Avançado
Profissionais que podem representar, sem a necessidade de um intérprete, suas empresas. Neste nível o profissional apenas contribui nas negociações de acordos e contrato com organizações e empresas que utilizam o inglês. Não possuem, porém, a autoridade final para o fechamento de negócios com falantes nativos da língua inglesa. Ocupam Cargos de Alta Gerência e Diretoria.
Pontuação: 610-690
Nível :Pós-Intermediário
Profissionais que participam ativamente em reuniões com empresas e organizações que utilizam o inglês. Ocupam cargos de Média Gerência.
Pontuação: 420-600
Nível :Intermediário
Profissionais que acompanham e apóiam outros profissionais da empresa que representam. Neste nível, o papel do profissional é apenas o de acompanhar outros membros com inglês mais fluente. Ocupam cargos de Assistência a Gerentes.
Pontuação: 210-410
Nível :Pré-Intermediário
Profissionais que, com a ajuda de recursos gramaticais/lexicais, têm contato ocasional e de curto prazo com falantes nativos da língua inglesa. De certa forma, apenas dão boas vindas aos visitantes (pessoalmente ou por telefone) e trabalham na redação/leitura de e-mails e correspondências em geral.
3- IELTS (International English Language Testing System). Exame britânico mais conhecido, que tem a mesma função do TOEFL.
Atualmente, este é o exame de certificação aceito para pontuar no quesito Idiomas , na Imigração para Québec, Etapa Provincial.
Sendo assim, segue as informações para os candidatos no link: http://www.ielts.org/pdf/Information_for_Candidates_booklet.pdf
No manual encontram-se desde informações sobre questões, links com os centros aplicadores etc.
Modelos de provas: http://www.ieltshelpnow.com/
Agora, é só escolher , pagar e estudar!
Good Luck!

3 comentários:

  1. Ei, Mari!
    Adorei este Post, viu! Caiu como uma luva pra mim, pois há tempos venho persistindo numa preguicinha chata em relação ao Inglês. Sério! Tenho uma espécie de bloqueio, mas agora preciso urgente deixar esta "bobeira freudiana" de lado e meter as caras, não é mesmo?!
    Brigada pelos esclarecimentos sobre os testes!
    Beijo grande
    Nilian

    ResponderExcluir
  2. E ai Nilian! Bonne année!! Pois é, pra ser bem sincera eu também não sou mtio ´fã do inglês! Sempre gostei bem mais do francês, mas desde do ínicio de 2011 decidi voltar ao ingl~es, concluir o curso em julho deste ano e buscar a certificação... então voilá!!
    Me manda notícias do federal..:) bjao!

    ResponderExcluir